Friday, March 28, 2008

(Traduzido por Ricardo Santana)

São José no Reino do Sol

16 de março de 2008
São Paulo

Quando a comitiva do Sr. Luiz Mendes viajou de volta para o Acre no começo de março, eu fiquei em São Paulo para ter uma conexão de internet rápida, para postar todas as fotos e vídeos que eu coletei. É difi­cil estar tão longe de casa, mas eu estou verdadeiramente agradecido pelos meus amigos desta metrópole, -- a maior da América do Sul -- que me fazem sentir confortável em suas casas e centros espirituais e que dividem muitas aventuras urbanas comigo. Com tantos grupos de Daime na grande região de São Paulo, eu nunca estou muito longe de casa.

No último Domingo eu comemorei a festa de São Josê no Reino do Sol.

IMG_7336
Esta Dália no jardim do Reino do Sol se parece com o sol brilhante e combina perfeitamente com a energia deste maravilhoso centro de Daime.

Que comemoração foi esta!

IMG_7445

Com os batismos

IMG_7426

E fardamentos

IMG_7345

E muitas novas e velhas conexões.

IMG_7378_edited
Suely visitou os Estados Unidos muitas vezes e pensa nos meus amigos do Ashland e Bend, no Oregon,como sua famí­lia americana.

Para o trabalho de São José nos cantamos o hinário do Padrinho Alfredo. A forte conexão com o Mapiá e a linha do CEFLURIS motivou muitos vivas para o Padrinho Sebastião, Padrinho Alfredo e Valdete e para a Madrinha Rita.

IMG_7341

O Reino do Sol também tem uma fortíssima ligação com a religião Afro-brasileira Umbanda a qual possibilita conexão com muitas entidades espirituais e energias organizadas em falanges sob os Orixás. Eu não conheço muito sobre a Umbanda e fiquei surpreso em ver um í­ndio americano representado no altar.

IMG_7314
Águia Dourada e São Miguel no altar do Reino do Sol.

Eu pedi ao Gê Marques uma lição e ele disse que a Umbanda faz contato com muitas energias espirituais que aparecem em tempos diferentes em diferentes culturas e de diferentes formas. Ele disse que o í­ndio americano é o Águia Dourada e que ele é o guia espiritual desta igreja. "Uau", eu pensei, "estou em casa novamente".

A aparente universalidade do Santo Daime com seu dom de abraçar e se conectar espiritualmente com muitas tradições nunca cessa de me impressionar. Aqui estava eu em São Paulo, Brasil, sentindo uma profunda conexão com a tradição Lakota das Planícies Indí­genas da América "o povo de todas as minhas relações" que me deram de presente as orações do tabaco e algumas das amizades mais profundas que eu já tive.

Mais tarde, eu caminhei em volta da igreja admirando os quadros maravilhosos e artes mostrando muitas energias espirituais e eu estava tremendamente comovido enquanto olhava esta cópia de uma pintura do visionário artista americano (não nativo) Charles Frizzell

Frank Frizzell - Shaman's Last Journey
A última viagem do Xamã, por Charles Frizzell

Alguns temas são tão universais. Eu não conheço a intenção de Frizzell aqui mas, talvez devido a lua (ou ao poder do Daime que eu tomei), eu vi uma grande Rainha pintada. Pensei na imagem daimista da Deusa Universal ou a Virgem da Conceição chegando numa pequena canoa e lembrei de um belo hino de José Rosa...

Vem chegando, vem chegando
A barquinha vem chegando

È o amor, a luz
Na barquinha vem chegando

Vem abrindo o caminho
De Deus nosso Senhor

A Virgem Mãe quem guia
A bbarquinha que vem chegando

Me entrego, me entrego
À vontage do Pai Eterno

Em meu coração
Eu sol reino de amor

E eu senti o poder de Mituke Oyasin, todas as minhas relações.

Mais fotos aqui.

No comments: