Friday, March 28, 2008

(Traduzido por Suely Mizumoto)

FORRÓ COM DAIME
Encontro por um Novo Horizonte
Vila Fortaleza Janeiro 2008


IMG_1421

Forró é a dança popular do Brasil Nordestino onde Mestre Irineu nasceu. Em sua maneira moderna é uma dança vigorosa como a polka, mas mais rítmica e com o quadril em movimento e tem se transformado em diferentes formas pelo Brasil, e mesmo nos Estados Unidos.


Na Vila Fortaleza é mais dançada no estilo antigo da valsa. Aqui estão as palavras (em itálico) do Padrinho Luiz Mendes recordando o forró nos tempos de Mestre Irineu.


" Proporcionava festas de dança. O Mestre dançou muito e a dança dele predileta justamente era o forró. Ele gostava do forró. Ele dançava bem, e bonito, e era animado numa festa. Festa dele não perder uma parte sequer, noite inteirinha. Eu já alcancei de uma noite, mas houve aí um passado em que dançavam eram três noites seguidas. ....

"Forró. Tomando Daime. Rapaz, ficava uma festa...."



"É um [espiritual] trabalho. É um trabalho que dá gosto a gente ver, você sair dançando com a sua mãe, tomando Daime, mirando, coisa mais linda que se pode apreciar. "Ah mas eu não sei dançar!" A orquestra ensina, o Daime ensina, que ele que bota tudo no jeito que é para ser, dançando mirando."

IMG_1348

IMG_1346

IMG_1349


"Daí tem uma expressão de quando ele ia tirar uma dama para dançar. É uma coisa tão rica, tão rica, a força como ele se expressava ao tirar uma dama.... se levantava se estivesse sentado e falava com as damas, assim, separadas: "Uma dama de prata para dançar com um cavalheiro de ouro.”

"É muito gostoso, é muito bom você dançar com sua mulher, você dançar com sua irmã, dançar enfim com todas as damas, principalmente aquelas que também tomaram Daime, que para dar certo é bom que o cavalheiro tome Daime e a dama também tome Daime. Mas é bom, é muito bom, é coisa sonhada e que estamos apenas lembrando."




"e vamos dançar, vamos se animar"


Saturnino cantando um clãssico de Luiz Gonzaga.

A canção se lamenta da perda do ar saudável, água, terra e de Chico Mendes. Ao final, Saturnino muda seu lirismo suavemente para incluir Mestre Irineu. Chico Mendes e Raimundo Irineu Serra ambos engajados em movimentos significativos globalizantes -- espirituais e políticos -- ofertando uma nova esperança ao povo e à natureza das florestas do Acre.

Nesta noite, a maioria dos músicos do forró (e muito convidados) eram do Município local de Capixaba, onde às margens do Xapuri Chico Mendes lutou para salvar a devastação da floresta tropical e foi assassinado em 1988. Ao longo destes últimos 20 anos a política desta área tem se tornado mais progressista com os programas de planejamento de uso de terras e de desenvolvimento de economia sustentável do Estado do Acre. As antigas tensões estão sendo mais aplainadas entre aqueles que querem a preservação e aqueles que querem a exploração dentro deste processo.

Hoje, naturalmente, existem novas pressões. Sinais de globalização estão em todo lugar.

Há cana de açúcar sendo plantada para ethanol

IMG_2196

IMG_2195

e até prospecção de gás e óleo (Acre setentrional). A estrada da costa oeste está sendo pavimentada. Peru onde infelizmente, violência e assassinato tem se deflagrado novamente e derrubada ilegal de árvores tem penetrado em terras indígenas no Brasil.

A situação é mais tranqüila no Acre certamente, mas a pressão para desenvolver-se economicamente para a exportação é grande. Uma nova ponte para o Peru já foi aberta ligando caminhos do Acre e Brasil para Ásia e os mercados do Pacífico.

img_0666_edited


Nesta noite do forró na Vila Fortaleza outra ponte está sendo construída -- entre o povo local das culturas rurais próximas e os visitantes do Santo Daime dos centros urbanos e estrangeiros. Aqui, na pequena Vila Fortaleza, eles estão cantando e dançando ao longo da “estrada interior” do Santo Daime onde o importante “produto a ser exportado” é a amizade e o contentamento.Talvez, esta exuberância e felicidade devam também ter significância global.



Aqui estão algumas fotos:

IMG_1436

IMG_1411

IMG_1528b

IMG_1487

IMG_1413

IMG_1377

IMG_1375

IMG_1486

IMG_1319

IMG_1358

IMG_1541

IMG_1580

IMG_1450

IMG_1362

IMG_1330

IMG_1528a

IMG_1323

Ver todas as fotos aqui.

NOTA: Eu penso ser importante declarar que o Forró-Daime mostrado neste site não é uma experiência comum ao longo do percurso daimístico, e não é apresentado pelo grupo Luiz Mendes fora do espaço próprio da Vila Fortaleza.

Rituais com base em Ayhuasca se referem a uma forte substância psicoativa que é freqüentemente purgativa e extremamente difícil. Em nenhum caso pode ser considerada uma “ festa de drogas”. A realização do acontecimento exposto apresentado acima se deve à um conteúdo fortemente espiritual e de muitas pessoas muito bem preparadas para tal. Felizmente, isso é o que existe na Vila Fortaleza.


No comments: