Tuesday, October 12, 2010

10/10/10 - Mobilização em Rio Branco, 
Acre e mais além.

10-10-10 350 #2

[Traduzido por Flavio Encarnação]

No dia 10 de outubro de 2010 milhares de pessoas se mobilizaram em todo o planeta em mais de 7347 eventos em 188 países para um compromisso com a solução
da crise climática. Aqui vai o relato das atividades levadas a cabo na Universidade UNINORTE, em Rio Branco, Acre.

A professora Vera Reis deu as boas-vindas a um grupo de aproximadamente 75 pessoas que levantaram cedo no domingo de manhã. Vera e os estudantes de suas aulas de Estudos Ambientais conceberam e organizaram os eventos do dia.

P1080660

O professor Foster Brown, da Universidade Federal do Acre e cientista, do Centro de Pesquisa Woods Hole, fez um apelo eloquente pela ação efetiva dos cidadãos para conter a tendência ao aquecimento global, mostrando que o tempo está se esgotando.

IMG_3824

Após uma explicação sobre o entendimento corrente dos cientistas sobre as mudanças climáticas, ele falou sobre o movimento 350.org e sobre como este movimento vem tornando visíveis para as pessoas em todo o mundo as abstrações da ciência e as invisíveis mudanças que acontecem na atmosfera.




A platéia assistiu com interesse, pensando seriamente sobre o que poderia ser feito para alterar a perigosa trajetória a que os humanos têm sujeitado o planeta. Como poderia começar uma mudança real? Aqui?

IMG_3828

Foster nos contou a inspiradora história de Frei Heitor, que um dia imaginou:

Imagine, ele disse, que ele e Padre André, outro missionário italiano, convencessem um ao outro de como viver em harmonia com a Terra e um com o outro. No dia seguinte, cada um deles convenceria uma outra pessoa. No terceiro dia os quatro já convictos convenceriam mais quatro pessoas, e assim por diante pelos dias subsequentes, cada um influenciando uma pessoa por dia. Quantos dias demoraria para convencer o mundo inteiro? Frei Heitor fez o cálculo durante uma viagem de canoa no Rio Acre em abril passado.

"Trinta e três dias!", ele exclamou, batendo com o dedo em meu joelho. "Nós podemos mudar o mundo em um mês se quisermos!"

Depois todos saíram para criar com os corpos o número 350 e apresentar as mudas de árvores que pretendem plantar, uma performance que leva à ação.




Então Flávio Encarnação contou a história dos férteis solos amazônicos chamados de "Terra Preta de Índios" e sobre como nos dias de hoje o processo de pirólise desenvolvido na tentativa de reproduzir esses solos pode criar um carvão ecológico chamado BIOCHAR a partir dos resíduos agriculturais ou orgânicos, que pode ser usado para sequestro de carbono da atmosfera para o subsolo, onde auxiliará na produtividade das plantas, oferecendo uma solução parcial para, a um só tempo, aquecimento global e segurança alimentar.

IMG_3871

O que levou a posteriores conversas com Marta sobre a possibilidade de utilização do BIOCHAR para restaurar as florestas em áreas degradadas adjacentes ao Parque Chico Mendes, aqui mesmo em Rio Branco.

IMG_3874
Assim vamos. Começamos com uma boa idéia como o movimento 350.org ou a Iniciativa Internacional do Biochar. Então inicia-se uma conversação. Em seguida vem a ação local. Talvez não aconteça nos 33 dias do Frei Heitor, mas com certeza é essa a maneira para mudar o mundo.

Veja alguns destaques sobre como isso está começando a acontecer em todo o mundo.



Meus agradecimentos a Vera, Foster, Flavio e todos os outros voluntários que fizeram do 10/10/10 DIA GLOBAL DE SOLUÇÕES CLIMÁTICAS em Rio Branco um grande sucesso.

Flavio, Vera and Foster


No comments: