Wednesday, November 21, 2007

(Traduzido por Nina Michaelis)

"As nossas ações nos próximos 2 ou
3 anos determinarão o nosso futuro.
Este momento é definitivo."

-- Rajendra Pachauri,
diretor do Painel Internacional das Naçoes Unidas sobre Mudanças climaticas



A história que pode trazer uma resposta pode estar vindo do Brasil.
É verdadeiramente uma oportunidade de ouro.

Primeiro, a história...

Há muito tempo atras, no século XVI, o conquistador espanhol Francisco de Orellana, foi o primeiro explorador que navegou pelo rio Amazonas acima em direção ao rio Negro, enorme afluente, rio acima de Manaus. A jornada foi de cerca de 2.500km desde o Oceano Atlantico. Para a infeliz tripulação, foi uma viagem terrivel cheia de adversidades e infortunios onde no final sobrou apenas Orellana, unico sobrevivente a conseguir voltar à corte espanhola e contar sua história.

Mas, que história! Podemos até imaginar que Orellana sobreviveu apenas para completar sua missão de contar que havia encontrado o Eldorado - cidades douradas, fantasticas, no coração da floresta no mundo novo. Ele relatou algo ainda mais inacreditável do que ouro: que havia uma civilização indigena muito avançada com alta densidade demografica. Enormes povoações indigenas vivendo junto àos rios amazonicos! Suas histórias eram fantasticas e fabulosas. Duvido que a corte espanhola pudesse acreditar em uma civilização mais avançada do que ela, tudo que podiam e queriam imaginar era aquele ouro todo....

Muitas expedições inspiradas pelo ouro cortaram o mundo novo, mas nenhuma encontrou o buscado Eldorado. Quase um século depois, missionarios chegaram à região explorada por Orellana mas apenas encontraram pequenos grupos nomades de caçadores ocupando a floresta. A conclusão obvia era a de que Orellana inventara uma grande história mascarando o seu próprio fracasso. E muitos anos depois, uma geração inteira de cientistas modernos confirmaram a impossibilidade de um Eldorado em plena floresta, porque a pobreza dos solos amazônicos nunca poderia ter sustentado uma agricultura em larga escala, pré-requisito para uma grande civilização.

Mas, esta bem estabelecida visáo de que o solo amazônico nunca poderia ter abrigado grandes povoamentos, começa a desmoronar. Primeiro graças a um novo estudo na Bolivia e, mais recentemente na Amazônica central, cientistas descobriram sinais de denso povoamento. Aparentemente os indios parecem ter descoberto como transformar o solo pobre e amarelado em profundos depósitos de terra fértil e escura, chamada de terra preta de indio.Que histórias são essas? Os solos de terra preta são uma mistura de cacos de ceramica com carvão. Os pedaços de ceramica são partes de panelas e vasilhas enormes que poderiam somente ter sido usadas por uma população náo nömade, e sim que vivia fixa em algum lugar . E o carvão, aparentemente parte da floresta, foi picado em pedaços pequenos indicando que o solo foi feito pela população local.

O resultado são solos impressionantemente férteis, com casos de plantas que crescem até 800% a mais que em solo não tratado e com a capacidade de suportar agricultura em larga escala. Antropólogs encontraram grupos indígenas com um passado de terem vivido em grandes populações sedentárias e não nomades.

Recentemente foram mapeadas as áreas de terra preta ao longo do rio Tapajós onde encontraram pedaços de ceramica de 2000 anos de idade. Testes de carbono realizados no solo sugerem até 4.000 anos de idade
e ainda completamente férteis, o que é raro na Amazonia onde as chuvas fortes costumam desmineralizar os solos rapidamente. Interessante, os mapas mostram uma enorme coincidëncia entre essas áreas com as áreas do Eldorado relatado por Orellana.

Então o que aconteceu com as civilizações desaparecidas? Ninguém sabe com certeza. Há poucas evidências porque não há pedras nas área e qualquer estruturas de madeira rapidamente retorna à natureza, sem rastros. As melhores especulações dizem que a primeira expedição européia transmitiu doenças como variola e sarampo, gripes e resfriados a uma população que durante tanto tempo viveu harmoniosamente com seu meio ambiente que não tinham doenças e nem a necessidade de se imunizarem. Após a morte catastrófica da maioria da população, os poucos sobreviventes teriam voltado à vida nômade de caçadores e coletores. O solo preparado pela civilização permaneceu escondido no subsolo.

Hoje em dia, em alguns lugares terra preta é colhida e vendida como terra para plantio. Se pouca quantidade, uns 20cm, são removidos e o local deixado descansar, ele se recompõe totalmente em uns 20 anos. Aparentemente a: terra preta se desenvolve como uma cultura orgänica capaz de se desenvolver assim como uma massa de pão, um iogurte, se desenvolvendo como ouma terra viva.

Há 5 anos a TV BBC de Londres fez um documentario especial para TV chamado O Segredo do Eldorado, que terminava com as seguintes palavras: "Existe uma verdade na busca do Eldorado. Existiu sim uma grande civilização na Amazônia, que foi destruída pelos europeus, mas o povo amazönico pode ter nos deixado um tesouro muito mais precioso do que o ouro que os conquistadores procuravam. A Terra Preta, pode significar um futuro melhor para todos nós."

Uma oportunidade de ouro


Neste documentario de 2002 da BBC, foi apresentada a possibilidade de um futuro melhor tanto de salvação da floresta amazönica como de alimentar muito mais gente. Agora, o aquecimento global aumentou muito a necessidade de remover CO2 da atmosfera e sequestra-lo para outro lugar. Exatamente o que faz a terra preta porque: 1- as plantas crescem muito mais, portanto removem muito mais CO2 da atmosfera e 2- as sobras da agricultura, sâo transformadas em carvão, este pode ser usado para renovar o solo e sequestrar carbono.

O resultado deste sistema, significa um solo muito melhor, mais comida, combustiveis limpos, menos devastação das florestas e se, revisarem o protocolo de Kioto para incluir o pagamento do sequestro de carbono, significa que paises em desenvolvimento como Brasil , fazendeiros e agricultores, serão pagos; melhorarão sua qualidade de vida enquanto salvam a terra plantando tanto comida quanto combustivel. Por isso a Terra Preta tem sido chamada de Ouro Preto.

Todos pensam no Brasil, nos dons brasileiros com futebol e samba. Mas o Brasil é um pais que tem o dom de extrair luz da negritude. O Ouro descoberto em Minas Gerais era chamado de Ouro Preto, porque suas pepitas tinham uma capa escura;. Ou. anos depois quando foi econtrada num rio uma estatua da Virgem com pele escura, foi chamada de Nossa Senhora Conceição de Aparecida. Para mim esse é um dos grandes simbolos da fertilidade da Mãe Terra. Nossa Senhora Negra é a padroeira do Brasil e o centro do maior Basílica do mundo.

Agora temos a redescoberta de um poderoso solo escuro chamado terra preta junto com a especulação de uma antiga altamente avançada civilização. Talvez a Terra Preta possa ser um dos maiores presentes que o Brasil oferece ao mundo.

Talvez possamos contar a história de como um dia houve um povo que vivia em completa harmonia com a Natureza num lugar chamado Eldorado e que quem sabe, se com muito cuidado, amor e atenção podemos repetir a performance.

Aqui alguns links com mais informações:

Australian Broadcasting Company video about contemporary Terra Preta applications.

Full transcript of BBC Eldorado documentary.

Easy to read primer on Terra Preta.

Expandable Google map of Terra Preta sites.

Pdfs of the best magazine articles.

Continuous updates of all relevant links.

How biofuels can become carbon-negative and save the planet.

US Senator introduces bio-char legislation.

Research confirms bio-char in soil increases yields.

Biopact on the IPCC bio-fuel recommendations.

No comments: