Saturday, July 12, 2008

Um Festival de Santos e Santo Daime

(Traduzido por Guilherme Barellos)

Ceu do Planalto
Brasilia, Brazil
12 Junho - 6 Julho 2008

Estive em Brasília em uma maravilhosa reunião com meus amigos do Céu do Planalto, a comunidade do Santo Daime onde eu primeiro aterrisei no Brasil.

IMG_2797_edited

Minha primeira conexão veio vários anos atrás através de uma amiga do Oregon que me entregou na amizade e casa de José Murilo. Aqui também achei o portão para o mundo do Santo Daime no Brasil -- uma abertura que me levou a um eterno encontrar de tesouros de amigos e lares em muitos lugares, e criar este blog pra contar as histórias.

Tem sido muito especial passar o Festival deste ano entre amigos queridos em Brasília, longe do ambiente original do Santo Daime, onde um grande estudo está acontecendo no qual pessoas modernas e trabalhadoras estão aprendendo a incorporar a vida espiritual aprendida da Rainha da Floresta enquanto no centro da capital modernista e ativa da capital do maior país da América do Sul.

Os Festas de Juninas, como são conhecidas, acontecem em muitas matizes culturais em todo Brasil.

IMG_7916_edited
Pintura por Gervásio


Eles estão centrados nas festas dos santos: Santo Antônio (guardando o lar e a família), São João Batista (abrindo a porta da transformação), São Pedro (construindo a comunidade espiritual) e, no Santo Daime, há o dia em memória para Santo Irineu (o fundador da missão)

Uma Grande fogueira é o ponto central para a maioria das festas.

IMG_9443

Há uma lenda interessante sobre a fogueira. Apesar de que ninguém sabe se é verdade, a estória conta que durante a gravidez de Maria com Jesus, ela aprendeu a profecia que foi recebida por Isabel, que esperava João Batista. Maria viajou até os montes sobre Nazaré para visitá-la para conversar sobre suas experiências e intuições. Isabel, com seu primeiro bebê, contou a profecia que um tempo de grandes tranformações na terra começaria com o nascimento de João e seria continuado já que tanto ele quanto Jesus abririam uma nova luz no mundo.

IMG_9497

Isabel disse que deixaria Maria saber sobre o nascimento de João através de uma grande fogueira que seria acesa em sinal de que a transformação havia começado. Atualmente há muitas festas tradicionais no Brasil que incluem fogueiras para celebrar a eterna oportunidade para a transformação humana, especialmente durante as festas de junho.

Este ano o Festival começou com a noite de Santo Antônio e o casamento de Ken e Shobam.

IMG_9289

Depois a comunidade ficou muito feliz em receber o Padrinho Alfredo e comitiva de cantores e músicos que voltavam do exterior e estavam en route para suas casas na floresta, centro do Santo Daime no Amazonas.

Alfredo-Star-2

IMG_9334

Cantar a Oração do Padrinho Sebastião com a família é sempre um presente especial.




Algumas noites depois celebramos a Noite de São João mas eu estava tão ocupado com meu próprio processo de transformção (Ufa!) que nem levantei a camêra. Desculpem, sem fotos desta noite, apenas uma nota de gratidão por ter podido clarear coisas muito velhas como resultado do ritual.

Depois veio o 83º aniversário da Madrinha Rita (viúva do Padrinho Sebastião e matriarca da linha familiar)

Md Rita (6-19-05)
Foto de Junho 2005

E depois a noite de São Pedro onde a jovem e linda Irene recebeu sua estrela começando assim sua jornada pessoal no caminho do Santo Daime.

IMG_9427

IMG_9428

Foi boom ver a Ana na alegria de esperar o nascimento de sua primeira criança.

IMG_9431

Os caras se vestiram para uma noite fria de inverno.

IMG_9451

De manhã houve celebrações dos aniversários de Clarice, Ricardo e Irene.

IMG_9475

IMG_9472

IMG_9467

Os hinos do Padrinho Alfredo foram cantados, terminando com "Meu Deus, Meu São João"



As crianças estão maiores a cada ano.

IMG_9482
Helena and Isabel

IMG_9478
Tiago and Cintia

O Festival oficial de junho termina no começo de julho com uma cerimônia comemorando o presente de Mestre Irineu cantando o hinário do Tetéo, que termina dizendo que o poder do Santo Daime não é "força pequena"



É claro, não palavras adequadas para dizer tudo. Acho, por mim, que algumas fotos dos rostos felizes podem contar melhor a história.

IMG_9593
Era aniversário da Lidia

IMG_9533
Jesus é o rosto feliz servindo o Daime

IMG_9570
Val e Neia

IMG_9572
Ken e Fernando Luis

IMG_9588
Marina e Marcelo

IMG_9591
Ricardo disseminando notícias do Salve o Urubú, a rede local para conservação da bacia.

IMG_9582
Manuel e Caetano

IMG_9576
Vanesa


IMG_9517
Luz matutina no final do Festival. Bom Dia e Parabéns

Mais fotos do Festival aqui.




No comments: