Tuesday, May 6, 2008

UMA VIAGEM AO CORACAO

Luíz Mendes do Nascimento
Mestre Conselheiro Luíz Mendes do Nascimento

Eu tenho procurado uma forma de descrever as minhas experiencias no caminho do Santo Daime - com a familia e amigos de Luiz Mendes na Vila Fortaleza, Acre, durante minhas viagens pelo Brasil, e até hoje em dia, na minha mente, quando me sento de frente ao computador e escrevo neste blog, tão longe da floresta, no meio da gigantesca São Paulo.

Para mim, tem sido uma viagem para dentro do coração, assim como o desenvolvimento de uma disciplina para aprender a ficar lá dentro.


Apesar de adorar transmitir os aspectos de festa e alegria nos trabalhos espirituais do Santo Daime, eu quero destacar que estes são os resultados do ritual e de uma forte "corrente" de membros experientes. É necessário muita auto-disciplina e existem "passagens" difíceis para serem atravessadas. Como o padrinho Luiz Mendes costuma dizer, "para receber o presente, é necessário merecimento".

Talvez alguns videos do retiro de carnaval da Flor do Ceu possam dar uma pequena noção dessa viagem de disciplina para dentro de um coração aberto e amoroso. Na primeira noite de trabalhos na Flor do Ceu nos cantamos os hinos do Novo Horizonte, do padrinho Luiz Mendes.

Três deles estão abaixo.

O primeiro, Entrei numa Batalha, fala sobre a dificuldade de vencer a si mesmo - e não perder o amor no coração. Também fala sobre a compaixão de Deus e o milagre de São Francisco.

Estes "hinos de batalha" - focados no auto-controle e firmeza - normalmente têm ritmo de marcha militar e sao acompanhados de fogos de artificio. Eu não conheco uma explicação definitiva para os fogos, mas a versão mais aceita é a de que eles têm relação com os momentos de solidão dos seringueiros em suas viagens pela grande floresta. Eles sempre carregavam armas, disparando ocasionalmente tiros para "espantar os maus espiritos".



Como é dito em todos os caminhos espirituais, "o primeiro inimigo de uma pessoa procurando conhecimento é o medo". Eu posso imaginar Mestre Iirneu no começo de seus estudos com a ayahuasca, lutando para receber as mensagens da Rainha enquanto se cuidava dos perigos da floresta amazonica, e tendo que vencer os medos que emergem da "floresta da mente". Talvez por isso que ele tenha estabelecido os fogos em alguns hinos e a tradicao continuou.

O proximo hino, Ouvi o Som das Aguas, fala sobre o agradecimento ao primor de se receber as mais iluminadas mensagens e instrucoes no balanco de um trabalho espiritual forte e ter a esperança de coloca-las em pratica.



O esforço não é apenas para se alcançar as alturas do astral, mas também para enfrentar os desafios da vida na terra, como a destruicao da floresta. O proximo video mostra o Padrinho Luiz Mendes apresentando uma dramatizacao do espirito de Casmerim, uma entidade feminina que protege a floresta e que tem uma especial ligacao com a familia Mendes.

O video (abaixo) comeca com a ultima parte do hino que fala sobre a admiracao por este espirito, de como ela vai volta da casa do pai e de como ela sera sempre lembrada. Depois da execucao do hino, seu Luiz faz uma dramatizacao, trazendo as energias de casmerim para a cerimonia.



Como um defensor da floresta ha muito tempo, eu devo dizer que Casmerim toca o meu coracao profundamente.

Vamos agora para a noite final do retiro

A filosofia do Santo Daime afirma que a doutrina e coletiva, pertencente e recebida pela corrente espiritual, dai existir uma troca coletiva, com ofertas oriundas do passado e do presente. A noite final é o momento de compartilhar estas dadivas entre a irmandade. Talvez estes pequenos fragmentos possam retratar um pouco dessa experiencia que e a viagem ao coracao de todos.

O hino de Joaquim fala sobre o grande guerreiro do coracao, Mestre Irineu e a heranca que nos deixou da Amazonia. Houve um momento na mesa que revelou uma linda relacao de mae e filha, entre Debora e Carol, que teve um significado muito especial para mim.



Este foi o ultimo trabalho espiritual de Jacqueline na viagem com a comitiva de Luiz Mendes. Aqui esta o presente que ela nos deu.



O Retiro de Carnaval da Flor do Ceu do ano de 2008 terminou com todos cantando a oracao de Sao Francisco.



Viva São Francisco!

Viva a Harmonia!

Viva a Alegria!

Viva a Amizade!

Finalmente, eu gostaria de agradecer a Debora e Eduardo Gabrich por manter a maravilhosa Flor do Ceu, pelas suas varias contribuicoes ao movimento do Santo Daime, por espalharem a amizade e incentivo a tantas pessoas e por me fazerem sentir como se estivesse em casa.

IMG_8450


Viva Eduardo e Débora!

Viva Mestre Conselheiro Luíz Mendes!

Viva Mestre Irineu!


No comments: