UMA VIAGEM AO CORACAO
Mestre Conselheiro Luíz Mendes do Nascimento
Eu tenho procurado uma forma de descrever as minhas experiencias no caminho do Santo Daime - com a familia e amigos de Luiz Mendes na Vila Fortaleza, Acre, durante minhas viagens pelo Brasil, e até hoje em dia, na minha mente, quando me sento de frente ao computador e escrevo neste blog, tão longe da floresta, no meio da gigantesca São Paulo.
Para mim, tem sido uma viagem para dentro do coração, assim como o desenvolvimento de uma disciplina para aprender a ficar lá dentro.
Apesar de adorar transmitir os aspectos de festa e alegria nos trabalhos espirituais do Santo Daime, eu quero destacar que estes são os resultados do ritual e de uma forte "corrente" de membros experientes. É necessário muita auto-disciplina e existem "passagens" difíceis para serem atravessadas. Como o padrinho Luiz Mendes costuma dizer, "para receber o presente, é necessário merecimento".
Talvez alguns videos do retiro de carnaval da Flor do Ceu possam dar uma pequena noção dessa viagem de disciplina para dentro de um coração aberto e amoroso. Na primeira noite de trabalhos na Flor do Ceu nos cantamos os hinos do Novo Horizonte, do padrinho Luiz Mendes.
Três deles estão abaixo.
O primeiro, Entrei numa Batalha, fala sobre a dificuldade de vencer a si mesmo - e não perder o amor no coração. Também fala sobre a compaixão de Deus e o milagre de São Francisco.
Estes "hinos de batalha" - focados no auto-controle e firmeza - normalmente têm ritmo de marcha militar e sao acompanhados de fogos de artificio. Eu não conheco uma explicação definitiva para os fogos, mas a versão mais aceita é a de que eles têm relação com os momentos de solidão dos seringueiros em suas viagens pela grande floresta. Eles sempre carregavam armas, disparando ocasionalmente tiros para "espantar os maus espiritos".
Como é dito em todos os caminhos espirituais, "o primeiro inimigo de uma pessoa procurando conhecimento é o medo". Eu posso imaginar Mestre Iirneu no começo de seus estudos com a ayahuasca, lutando para receber as mensagens da Rainha enquanto se cuidava dos perigos da floresta amazonica, e tendo que vencer os medos que emergem da "floresta da mente". Talvez por isso que ele tenha estabelecido os fogos em alguns hinos e a tradicao continuou.
O proximo hino, Ouvi o Som das Aguas, fala sobre o agradecimento ao primor de se receber as mais iluminadas mensagens e instrucoes no balanco de um trabalho espiritual forte e ter a esperança de coloca-las em pratica.
O esforço não é apenas para se alcançar as alturas do astral, mas também para enfrentar os desafios da vida na terra, como a destruicao da floresta. O proximo video mostra o Padrinho Luiz Mendes apresentando uma dramatizacao do espirito de Casmerim, uma entidade feminina que protege a floresta e que tem uma especial ligacao com a familia Mendes.
O video (abaixo) comeca com a ultima parte do hino que fala sobre a admiracao por este espirito, de como ela vai volta da casa do pai e de como ela sera sempre lembrada. Depois da execucao do hino, seu Luiz faz uma dramatizacao, trazendo as energias de casmerim para a cerimonia.
Como um defensor da floresta ha muito tempo, eu devo dizer que Casmerim toca o meu coracao profundamente.
Vamos agora para a noite final do retiro
A filosofia do Santo Daime afirma que a doutrina e coletiva, pertencente e recebida pela corrente espiritual, dai existir uma troca coletiva, com ofertas oriundas do passado e do presente. A noite final é o momento de compartilhar estas dadivas entre a irmandade. Talvez estes pequenos fragmentos possam retratar um pouco dessa experiencia que e a viagem ao coracao de todos.
O hino de Joaquim fala sobre o grande guerreiro do coracao, Mestre Irineu e a heranca que nos deixou da Amazonia. Houve um momento na mesa que revelou uma linda relacao de mae e filha, entre Debora e Carol, que teve um significado muito especial para mim.
Este foi o ultimo trabalho espiritual de Jacqueline na viagem com a comitiva de Luiz Mendes. Aqui esta o presente que ela nos deu.
O Retiro de Carnaval da Flor do Ceu do ano de 2008 terminou com todos cantando a oracao de Sao Francisco.
Viva São Francisco!
Viva a Harmonia!
Viva a Alegria!
Viva a Amizade!
Finalmente, eu gostaria de agradecer a Debora e Eduardo Gabrich por manter a maravilhosa Flor do Ceu, pelas suas varias contribuicoes ao movimento do Santo Daime, por espalharem a amizade e incentivo a tantas pessoas e por me fazerem sentir como se estivesse em casa.
Viva Eduardo e Débora!
Viva Mestre Conselheiro Luíz Mendes!
Viva Mestre Irineu!
Tuesday, May 6, 2008
Posted by Lou Gold at 11:29 AM
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment