Tuesday, February 13, 2007

Encontro para o Novo Horizonte

Exposição Video

Comunidade Fortaleza
Capixaba, Acre, Brasil
30/12/2006 a 09/01/2007


(Traduzido por Bruno Correia)

Meus momentos no Encontro na Fortaleza e com a família do Padrinho Luiz Mendes no Acre foram muito especiais. Os brasileiros têm um belo dizer usado quando eles discobrem uma profunda conexão - o dizer, "encontrei minha praia". Sim, assim que foi pra mim -- eu encontrei minha praia, com certeza!


A MELHOR FESTA DE TODAS!

A noite do dia 3 para 4 de janeiro foi longa e difícil pra mim. Foi o meu quarto intenso trabalho espiritual como em muitos dias. A ocasião era de alegria -- celebração do 67º aniversário do Mestre Conselheiro Luiz Mendes. Mas, de verdade, eu estava me esforçando para me firmar em meu lugar. O sacramento estava muito forte, assim como a umidade, o calor, os insetos e minhas alergias na pele. O trabalho espiritual foi longo, uma noite toda cantando e bailando hinos da Doutrina. Para mim, essa "yoga do amor" é um trabalho duro e pela manhã eu estava exausto. Eu fui quase que me arrastando para o camping com esperança de dormir algumas horas antes que ficasse muito quente pra ficar dentro da barraca.

Assim que eu estava prestes a entrar na barraca, minha amiga Beatriz chegou correndo e me chamando:

"Rápido Lou.
Junte-se aos normais.
Traga sua câmera.
Essa é a melhor festa de todas."

Quando eu cheguei lá, o forró já tinha começado.



Eu olhei para a cena com descrença. O trabalho espiritual havia iniciado com o terço no fim da tarde anterior. Já tinha se passado 15 horas. Ninguém tinha dormido nem um pouco. E ainda, a energia era incrível e eu subitamente senti todo o meu cansaço desaparecer. Eu pensei, "Que estranho, como pode?" E então a música mudou e cantamos e dançamos alguns hinos da Nova Jerusalém do Padrinho Sebastião.


O primeiro hino é

#24 - ESTOU AQUI

Estou aqui, porque meu Pai me mandou
Estou aqui, porque sou o Salvador
Engarrafei, sempre vivo engarrafado
E o povo muito animado
Procurando seu valor

Estou aqui, porque meu Pai me mandou
Estou aqui, porque sou o Salvador
O Mestre diz, o Mestre canta, o Mestre fala
E o povo se atrapalha
Na linha do amor



... e eu pensei,

"Oh, entendi. Isto é como é viver dentro da Doutrina do Mestre Irineu. Isto é como é ser um com Deus. Isto é a Nova Jerusalém. Em união, nós somos Aquele por quem temos esperado".

Era como se tivéssemos trabalhado a noite inteira para limpar, para polir, para aperfeiçoar, para alcançar a união e naquele momento estávamos recebendo a colheita, os doces frutos dos nossos esforços. O amor veio derramando em nossa frente e fluindo em todas as direções.

O jovem Sebastião Gabrich deu um presente musical especial para o Padrinho Luiz Mendes e cantou, em dueto com Saturnino, a bem conhecida e amada canção clássica

"Como é Grande o meu Amor por Você"



Depois vieram as músicas de parabéns para o Vovô Luiz Mendes, Junaída e Janaína. Todas as canções brasileiras de congratulações dizem: Parabéns, Parabéns, Parabéns.



Existem muitos momentos especiais na tradição do Santo Daime. Um momento que tem uma significante importância pessoal e muita emoção é quando indivíduos decidem assumir o compromisso com o caminho, se tornando um membro da tripulação ao invés de simplesmente ser um passageiro na embarcação. A iniciação, que foi tanto solene quanto doce, ocorreu durante o intervalo da cerimônia de celebração do Dia dos Santos Reis.



As festividades incluíram uma inacreditável cantoria vigorosa e alegre das Diversões do Mestre Irineu.




MAIS VIAGENS


Depois do Encontro na Fortaleza, nós continuamos pela estrada do amor e da alegria até o Centro da família em Bujari, próximo de Rio Branco, para celebrar o festejo de São Sebastião.



Estou de volta a Brasília neste momento usando a conexão rápida da internet da casa do Murilo para preparar este blog, mas em breve estarei na estrada novamente, me encontrando com a comitiva para mais celebrações com o Santo Daime durante o período de carnaval em Santa Luzia, Matutu e São Paulo. Sinto-me incrivelmente grato -- como meus amigos Índios Norte Americanos diriam -- por estar andando no caminho de beleza.

No comments: