Do Coração da Divina Luz
O verdadeiro amor
É uma grande Luz Divina
É a estrela cintilante
O farol que ilumina...
Divina Luz é ainda uma de minhas casas-longe-de-casa no Brasil. Retornar a ela é... bem, como voltar pra casa.
Eu tenho uma enorme gratidão à Madrinha Conceição e sua família que dirige o espaço eclético do Centro Livre Divina Luz em Brasília. Aqui, um verdadeiro amor é muito presente junto com a querida memória do Padrinho Daltro, que pensávamos ter perdido, mas que ainda continua em nossas mentes nos assistindo com seu amoroso coração.
Nessa noite alguns de nós se reuniram para copartilhar os hinos do Ronaldo, que carrega a magia do Mapiá e da floresta pelo mundo.
Eu juntei alguns fragmentos de vídeos...
E assim decretamos nosso próprio amor
pelo Padrinho Sebastião,
pelo Padrinho Daltro,
e pelo Mestre Irineu.
Aqui um pequeno show de slides da noite.
Read more!
Monday, July 28, 2008
Posted by Lou Gold at 10:49 AM 0 comments
Saturday, July 12, 2008
Um Festival de Santos e Santo Daime
(Traduzido por Guilherme Barellos)
Ceu do Planalto
Brasilia, Brazil
12 Junho - 6 Julho 2008
Estive em Brasília em uma maravilhosa reunião com meus amigos do Céu do Planalto, a comunidade do Santo Daime onde eu primeiro aterrisei no Brasil.
Minha primeira conexão veio vários anos atrás através de uma amiga do Oregon que me entregou na amizade e casa de José Murilo. Aqui também achei o portão para o mundo do Santo Daime no Brasil -- uma abertura que me levou a um eterno encontrar de tesouros de amigos e lares em muitos lugares, e criar este blog pra contar as histórias.
Tem sido muito especial passar o Festival deste ano entre amigos queridos em Brasília, longe do ambiente original do Santo Daime, onde um grande estudo está acontecendo no qual pessoas modernas e trabalhadoras estão aprendendo a incorporar a vida espiritual aprendida da Rainha da Floresta enquanto no centro da capital modernista e ativa da capital do maior país da América do Sul.
Os Festas de Juninas, como são conhecidas, acontecem em muitas matizes culturais em todo Brasil.
Pintura por Gervásio
Eles estão centrados nas festas dos santos: Santo Antônio (guardando o lar e a família), São João Batista (abrindo a porta da transformação), São Pedro (construindo a comunidade espiritual) e, no Santo Daime, há o dia em memória para Santo Irineu (o fundador da missão)
Uma Grande fogueira é o ponto central para a maioria das festas.
Há uma lenda interessante sobre a fogueira. Apesar de que ninguém sabe se é verdade, a estória conta que durante a gravidez de Maria com Jesus, ela aprendeu a profecia que foi recebida por Isabel, que esperava João Batista. Maria viajou até os montes sobre Nazaré para visitá-la para conversar sobre suas experiências e intuições. Isabel, com seu primeiro bebê, contou a profecia que um tempo de grandes tranformações na terra começaria com o nascimento de João e seria continuado já que tanto ele quanto Jesus abririam uma nova luz no mundo.
Isabel disse que deixaria Maria saber sobre o nascimento de João através de uma grande fogueira que seria acesa em sinal de que a transformação havia começado. Atualmente há muitas festas tradicionais no Brasil que incluem fogueiras para celebrar a eterna oportunidade para a transformação humana, especialmente durante as festas de junho.
Este ano o Festival começou com a noite de Santo Antônio e o casamento de Ken e Shobam.
Depois a comunidade ficou muito feliz em receber o Padrinho Alfredo e comitiva de cantores e músicos que voltavam do exterior e estavam en route para suas casas na floresta, centro do Santo Daime no Amazonas.
Cantar a Oração do Padrinho Sebastião com a família é sempre um presente especial.
Algumas noites depois celebramos a Noite de São João mas eu estava tão ocupado com meu próprio processo de transformção (Ufa!) que nem levantei a camêra. Desculpem, sem fotos desta noite, apenas uma nota de gratidão por ter podido clarear coisas muito velhas como resultado do ritual.
Depois veio o 83º aniversário da Madrinha Rita (viúva do Padrinho Sebastião e matriarca da linha familiar)
Foto de Junho 2005
E depois a noite de São Pedro onde a jovem e linda Irene recebeu sua estrela começando assim sua jornada pessoal no caminho do Santo Daime.
Foi boom ver a Ana na alegria de esperar o nascimento de sua primeira criança.
Os caras se vestiram para uma noite fria de inverno.
De manhã houve celebrações dos aniversários de Clarice, Ricardo e Irene.
Os hinos do Padrinho Alfredo foram cantados, terminando com "Meu Deus, Meu São João"
As crianças estão maiores a cada ano.
Helena and Isabel
Tiago and Cintia
O Festival oficial de junho termina no começo de julho com uma cerimônia comemorando o presente de Mestre Irineu cantando o hinário do Tetéo, que termina dizendo que o poder do Santo Daime não é "força pequena"
É claro, não palavras adequadas para dizer tudo. Acho, por mim, que algumas fotos dos rostos felizes podem contar melhor a história.
Era aniversário da Lidia
Jesus é o rosto feliz servindo o Daime
Val e Neia
Ken e Fernando Luis
Marina e Marcelo
Ricardo disseminando notícias do Salve o Urubú, a rede local para conservação da bacia.
Manuel e Caetano
Vanesa
Luz matutina no final do Festival. Bom Dia e Parabéns
Mais fotos do Festival aqui.
Read more!
Posted by Lou Gold at 5:25 AM 0 comments